terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MUNDÉU





MUNDÉU

No Linguajar de caçadores, mundéu é uma armadilha destinada a apanhar pequenos animais silvestres, como preá, mocó, etc. Caçada já foi uma atividade esportiva e de subsistência desenvolvida principalmente por moradores das zonas rurais e que felizmente órgãos de fiscalização como o IBAMA vem combatendo sistematicamente.
A armadilha que vemos aí acima não tem nada de atividade esportiva nem se destina a captura de animais. Tampouco fica nas matas como era de se esperar. Ela está armada (no sentido literal da palavra) numa dependência bastante freqüentada do Colégio Municipal Luis Canuto, em Lagos dos Neres, Novo Oriente.
Esta linha que se vê amarrada com cordas fica sobre uma área de recreio do Colégio, onde se situam banheiros, cantina e bebedouros, sendo também passagem obrigatória para a diretoria e suporta todo peso do teto. Se este nó mal amarrado vier a se desatar ou a corda se quebrar o desfecho será catastrófico para as centenas de alunos e funcionários que transitam por ali diariamente, expostos a esta verdadeira ARAPUCA. 

Um comentário:

  1. Amigo Canuto, pelo que pode se vê (data) as fotos são de 2010. Será que ainda não consertaram essa armadilha?

    ResponderExcluir